segunda-feira, agosto 29, 2005

Podcast

Nova moda digital Podcast anuncia o fim da "tirania" da rádio hertziana Autor e apresentador do "podcast" nacional Blitzkriegbop Duarte Velez Grilo Manuel Molinos >> BLOGS de rádio Ganham voz e ouvem-se nos leitores de mp3 É a última novidade ao nível dos conteúdos digitais. Chama-se Pod-cast e é uma espécie de 'blog' com som, seguindo o formato da rádio. Ouve-se nos iPods mas também em qualquer leitor de mp3. Nos EUA, já são escutados por seis milhões de pessoas. Em Portugal estão ainda a chegar. Bem-vindos à nova revolução do áudio. Um podcast (o nome é a junção do leitor da Apple iPod mais 'broadcast') é basicamente um programa de som pré-gravado que, depois de ser alojado na Internet, pode ser transferido para qualquer computador pessoal ou leitor de mp3 (ficheiro informático de som comprimido). São amadores, grátis, portáteis e, sobretudo, gozam de uma criatividade sem limites e sem imposições comerciais. À semelhança dos blogs (diários pessoais na internet), os Podcasts abordam inúmeros conceitos que passam pela música, tecnologia e vão até às receitas culinárias. "É um formato que, apesar de nenhuma da tecnologia que usa ser realmente nova, traz um conceito inovador. Permite que todas as vantagens que conhecemos dos 'blogs' se tornem realmente portáteis. Introduz também o conceito de que qualquer podcaster (o criador de um Podcast) toque música no seu programa sem pagar nada e principalmente sem medo de represálias por parte dos artistas ou editoras", refere, ao JN, Duarte Grilo, um trabalhador/estudante de 25 anos e o primeiro podcaster português (ver mini-entrevista). Esta nova forma de transmitir conteúdos está igualmente a despertar a atenção das empresas quer do ramo da comunicação social quer do ramo da publicidade. A empresa de marketing Forrester prevê que, em 2010, 12,3 milhões de pessoas usarão leitores digitais para ouvir podcasts. Daí que a mina de ouro comercial comece a ser descoberta. Grandes rádios, como a britânica BBC, têm disponibilizado os seus programas em podcast e o grupo Infinity, da Viacom, transformou uma emissora de rádio de São Francisco, que dava pouca audiência, numa rádio que só transmite podcasts. Grandes empresas já descobriram também o poder deste formato e os anunciantes estão a investir. A cervejeira Heineken, por exemplo, lançou um podcast musical. Para já, a maior parte dos podcast são realizados por indivíduos com alguns conhecimentos em informática, uma vez que, para o utilizador comum, não é muito fácil produzir um programa. No entanto, à semelhança do que sucedeu com os 'blogs', é muito provável que em pouco tempo surjam aplicações on-line muito intuitivas para os produzir. Já ouvi-los é bastante acessível, bastando instalar um dos vários programas disponíveis na net para o efeito. "Os ouvintes já se fartaram dos programas matinais" Como descobriu e o que o levou a criar um Podcast? Só descobri os podcasts em geral quando comecei a pensar em comprar um iPod e a pesquisar na internet. Criei o podcast Blitzkriegbop principalmente por um gosto pessoal que tenho pela rádio e música em geral, mas também devido a uma certa curiosidade em descobrir novos talentos musicais e dá-los a conhecer. É um regresso às origens da rádio. Não há nada institucionalizado. Que critérios usa para fazer os programas? Faço o que gosto. Caso contrário, perdia-se, na minha opinião, um pouco da mística. Descrevo o meu podcast como "o podcast sobre tudo". Num mesmo programa pode falar-se de política, música, actrizes porno, ou, simplesmente, ser um programa temático, como, por exemplo, sobre blues, salsa, etc. Mas peço sempre sugestões dos ouvintes. Faço um programa que tem como objectivo, em primeiro lugar, entreter. Depois tento captar a atenção do ouvinte com aquilo a que não está habituado a escutar em rádio ditas "normais", começando com a música raramente ouvida noutros sítios. Quem é o público do Blitzkriegbop ? Além dos amigos e conhecidos, julgo que muitas pessoas já se fartaram dos programas de rádio matinais que ouvem no caminho para o trabalho. Espero também que quem ouça pense seriamente em fazer o seu próprio podcast. Recentemente falei com um ouvinte que não conhecia de lado nenhum, ficando com a sensação que não estou a fazer isto apenas para o "pessoal do costume". Em que suportes divulga o programa? Além de ter a página www.blitzkriegbop.net, estou inscrito nas principais directorias de podcasts. Divulgueio-o em alguns fóruns que frequento e, claro, principalmente junto de amigos e conhecidos.

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